O olho do diabo (Djävulens öga) – 1960


Resenha escrita por Raygner Carvalho Santos
O olho do Diabo foi produzido em 1960 por Ingmar Bergman, o filme é uma comedia, que gira em torno de um ditado popular Irlandês, “A castidade de uma mulher é um terçol no olho do Diabo”.

O filme começa quando o Diabo acorda com uma irritação no olho, e após consultar seus conselheiros descobre que a causa da irritação é terrena, já que a filha de um pastor, uma jovem de vinte anos que estava prestes a se casar ainda era virgem, diante dessa situação o Diabo envia à terra para tirar a virgindade da jovem a sua maior arma, nada mais nada menos do que Don Juan, que é acompanhado de seu fiel escudeiro Pablo. Chegando a terra eles conseguem fazer-se convidados do pai da moça para passarem a noite com eles, durante esse período Don Juan faz várias investidas na tentativa de conquistar a jovem utilizando de todo seu charme e lábia, o que é suficiente apenas para conseguir um beijo, que serviu apenas para que Don Juan se apaixonasse por ela e nada mais. Ao contrário do maior conquistador de todos os tempos, Pablo seu fiel escudeiro, consegue levar para cama a mulher do pastor, que acaba por descobrir a traição da esposa através da interferência de um demônio que subestima a sua esperteza e acaba prezo em um armário. O pastor por sua vez perdoa a esposa, e Pablo quando retorna para o inferno com Don Juan recebe um castigo do Diabo, por ter desrespeitado suas ordens e se deitado com uma mulher, quanto ao nosso conquistador, seu castigo por não ter conseguido executar a missão é ouvir todos os ruídos provocados pela noite de núpcias da jovem, por quem ele ficara profundamente apaixonado. Mas o problema no olho do diabo não é resolvido quando a jovem perde sua castidade, e sim quando ela mente para seu marido, sobre nunca ter beijado outra boca. O Diabo que junto com Don Juan escutava essa conversa que se desenrolava durante a noite de núpcias, tem seu olho curado instantaneamente, e conclui que mesmo durante a massacrante derrota para o reino dos céus, no final o inferno teve uma pequena vitória. O filme se conclui com Don Juan dizendo ao Diabo que despreza tanto ele, quanto o lá de cima, e que nunca reclamará dos horrores jogados sobre ele, e que continuará sendo Don Juan aquele que despreza Deus e o Diabo.

O filme é narrado por um interlocutor que faz algumas intervenções durante o filme para explicar algum acontecimento ou comportamento dos personagens que, aliás, tem falas bem poéticas e muita gesticulação, o que faz o filme lembrar uma peça teatral. Apesar de ter sofrido muitas criticas o filme mistura um roteiro estimulante com uma espécie de comédia erótica, não por causa de cenas picantes, mais por seu senso de humor refinado, que faz com que o filme não precise de nenhum tipo de apelação para ser engraçado.

Um comentário: